in

Proposta da Fifa em meio ao coronavírus pode beneficiar o Grêmio

Divulgação Grêmio

O futebol mundial está paralisado devido à pandemia causada pelo novo coronavírus e ainda não se sabe como tudo vai ficar nem quando a bola voltar a rolar. No Brasil, os Estaduais foram suspensos e correm grande risco de serem cancelados definitivamente por causa da falta de datas.

Publicidade

A Copa Libertadores da América foi suspensa na segunda rodada da fase de grupos. O Campeonato Brasileiro, previsto para começar em maio, deve ser adiado. Os clubes querem que o torneio seja disputado com 38 rodadas. Para isso, seria necessário que a competição fosse estendida até janeiro de 2021.

Neste cenário, entraria em ação uma medida da Fifa que poderia beneficiar times do futebol brasileiro, entre eles o Grêmio. A medida proposta pela entidade máxima do futebol é a da prorrogação automática dos vínculos que se encerrarem em dezembro. O Grêmio têm seis jogadores nessa condição. Neste caso, o contrato seria renovado automaticamente até o fim da competição. O treinador Renato Portaluppi deve curtir a ideia de não perder os jogadores na reta final do torneio.

Publicidade

Outra proposta da Fifa é alterar a janela de transferências. Neste caso, a janela do meio do ano passaria para outubro, por exemplo. “Pelo regulamento de transferências da Fifa, o prazo máximo das janelas tem de ser de 16 semanas, sendo até 12 semanas no início e quatro no meio da temporada. Os períodos já estão definidos. A Fifa sugere agora que cada associação nacional possa alterar a janela. Acredito que a maioria dos países vai fazer isso”, afirmou o advogado especializado em direito esportivo, Marcelo Amoretty Souza.

Publicidade

Com essa proposta, as entidades nacionais poderiam alterar a janela de transferências para outubro, por exemplo, possibilitando que haja negócios neste período. Resta saber quais medidas serão colocadas em prática de fato e como o futebol ficará pós-coronavírus.

Publicidade
Publicidade
Destaque: Mulher quase é presa por emagrecer demais! Confira
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!