in

Ministério da Saúde convoca veterinários e mais 13 categorias para combater coronavírus

G1

Devido a pandemia mundial do novo coronavírus e números alarmantes que estão sendo atingidos no Brasil, o Ministério da Saúde está convocando médico veterinários e mais 13 categorias da área da saúde para se cadastrarem e fazerem um curso de capacitação emergencial.

Publicidade

Essa convocação visa um possível trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) como combate ao coronavírus. Essa portaria já foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (2).

Os profissionais que precisam fazer esse tipo de cadastro são de: serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia.

Publicidade

Está prevista em lei essa possibilidade do Ministério da Saúde chamar demais profissionais que garanta um pagamento posterior. Nessa lei são tratadas as medidas a serem adotadas durante um surto emergencial na saúde pública, o que tem causado o Covid-19.

Publicidade

A portaria que foi expedida nesta quinta-feira não define trabalho que cada profissional fará, devendo ficar à disposição do Ministério da Saúde para auxílio quando preciso. No caso dos veterinários seriam para cuidar da saúde humana, animal e meio ambiente, considerando o grandioso conhecimento sanitário que a profissão exige.

Publicidade

De acordo com a portaria que foi divulgada no Diário Oficial da União, esses profissionais supra mencionados são obrigados a preencher um cadastro online no site do Ministério da Saúde, no final será disponibilizado um link para fazer um curso à distância de capacitação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .