in

Saiba quem tem direito ao ‘coronavoucher’ de R$ 600 e quais pessoas vão receber primeiro

Seu Dinheiro Digital

O Senado Federal aprovou auxílio de R$ 600 que será pago a pessoas necessitadas neste momento em que o país passa por uma crise causada pelo novo coronavírus. Chamado de “coronavoucher”, o benefício será pago a milhões de brasileiro. O projeto ainda dependia de sanção presidencial.

Publicidade

O ministro Onyx Lorenzoni concedeu entrevista à Rede Globo e falou como vai funcionar o coronavoucher e quais os grupos que terão direito a ele. Os pagamentos devem começar nos próximos dias. O Governo Federal vai anunciar o dia exato para início dos saques dos benefícios.

A ordem para recebimento foi divulgada. O primeiro grupo a sacar serão os trabalhadores informais que recebem o Bolsa-Família. Como estas pessoas já têm cadastro no governo, fica mais fácil fazer a logística de pagamento. O segundo grupo a receber serão os informais que estão no cadastro único.

Publicidade

Cadastro Único é o banco de dados onde o governo federal tem registrados os nomes das pessoas de baixa renda habilitadas a receberem benefícios sociais. O terceiro grupo a receber o benefício serão os microempreendedores individuais (MEIs) e contribuintes individuais. Por fim, os trabalhadores informais que não estão em cadastro nenhum.

Publicidade

“Então nessa linha serão primeiro os beneficiários do Bolsa-Família, logo depois os informais do cadastro único, porque nós temos o registro, é de fácil averiguação. Depois os MEIs (microempreendedores individuais) e os contribuintes individuais do INSS, e por fim, os informais, esses que vão precisar de um sistema novo”, explicou Onyx.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!