in

Coronavírus: morre primeiro indígena por Covid-19 e Brasil liga uma nova luz de alerta

MoneyTimes/Conjur

O mundo todo está vivendo a pandemia mundial do novo coronavírus, já são quase 600 mil casos confirmados em todo o mundo e mais de 3,9 mil casos no país. Os números são alarmantes e deixa toda a população do planeta bastante preocupada.

Publicidade

Agora, uma nova luz de alerta é acesa no Brasil depois da primeira morte de um indígena ser registrada no Distrito Federal. O nome dele é Israel Tiago Martins, tinha 46 anos de idade, e não morava em nenhuma aldeia, segundo informações da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

O homem residia desde o mês de fevereiro em Brasília, na zona rural da capital federal, mais precisamente na Rota do Cavalo. O assentamento abriga indígenas e não indígenas,  e antes de ir ao local ele morou na cidade de São Carlos (SP), tendo nascido na cidade de Cáceres, estado do Mato Grosso.

Publicidade

Na última sexta-feira (27) ele começou a se sentir mal com febre e dificuldade ao respirar e foi até uma Unidade de Pronto Atendimento de Sobradinho, ressaltando que ele era portador de duas doenças pré-existentes: diabetes e hipertensão.

Publicidade

Israel foi atendido, porém não resistiu às complicações respiratórias causadas pela Covid-19 e morreu no mesmo dia, segundo informações dos órgãos responsáveis.

Publicidade

Até o momento há 13 casos suspeitos apontados pela SESIS, sendo que sete deles são indígenas que moram nas regiões Sul e Sudeste, mais precisamente nos distritos Interior Sul, com 4 casos, e Litoral Sul com outros 3. Dois xavantes que estavam com suspeitas de infecção pela Covid-19 foi descartada pelo MS.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .