in

Estas são as doenças de verão mais comuns que acometem os bebês

Divulgação/Bebemamae

Geralmente, as mamães têm uma preocupação grande com os pequenos na época mais fria do ano, o inverno. O número de doenças respiratórias aumentam bastante neste período. O ar mais seco, a chuva escassa e ambientes fechados auxiliam na elevação de casos de enfermidade respiratórias. 

Publicidade

No entanto, algumas doenças estão associadas a estação mais quente do ano e também precisam de atenção dos pais e responsáveis, pois podem provocar danos à saúde dos pequenos. Dessa maneira, é extremamente importante ter atenção aos primeiros sintomas para poder prevenir e tratar adequadamente o problema.

Confira abaixo algumas dessas doenças mais comuns em crianças que acontecem quando a estação está mais quente.

Publicidade

Conjuntivite

São quatro tipos de conjuntivite, existe a proveniente de bactéria, vírus, alérgica e a provocada por queimadura do sol. Todas têm sintomas semelhantes como inflamação nos olhos, vermelhidão, em algumas situações os olhos podem secretar pus. A qualquer indício da enfermidade é importante buscar ajuda profissional.

Publicidade

Desidratação

É importante ressaltar que os pequenos têm facilidade de desidratar com mais facilidade. Ingestão baixa de líquido, suor excessivo, diarreia e vômito podem contribuir para um quadro de desidratação. Para tentar prevenir o problema é importante sempre deixar a criança com roupas leves e de preferencia cores mais claras. Além disso, o ideal é usar peças 100% algodão.

Publicidade

A criança desidrata, fica com a boca e mucosas mais secas, sente sede, olhos fundos e demoram mais tempo para urinar. Saber os sinais é importante e no caso de dúvida procure ajuda do pediatra.

Otite

Esse tipo de infecção é provocada por fungos e bactérias. A infecção no ouvido costuma ocorrer com maior frequência no verão, pois é quando os pequenos têm mais contato com água. O tratamento precisa ser prescrito por um profissional.

Gastroenterite

Acontece quando o tubo digestivo fica irritado com frequência. Um dos principais sintomas da doença é a diarreia, que pode acabar levando a desidratação. É importante ter atenção com a alimentação, que deve sempre estar bem higienizada.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.