in

Luto: morre famoso desenhista responsável por marcar a infância de milhões de pessoas

UFPB

Esta terça-feira (24) amanhece com uma triste notícia: falece, aos 92 anos de idade, Albert Uderzo, um dos responsáveis pela criação da banda desenhada de Asterix, vítima de parada cardíaca.

Publicidade

O desenhista estava dormindo em sua casa na hora da sua morte. Segundo informações de Bernard de Choisy, seu cunhado, a morte não teria ligação com o novo coronavírus, doença que vem assolando o mundo atualmente. “Ele estava muito cansado há várias semanas”, disse Bernard à AFP.

Publicidade

Uderzo tinha uma preferência assumida pelo personagem Obelix. Foi responsável por dar vida a 24 livros da saga, sendo o livro mais traduzido do mundo, de acordo com o jornal L’OBS.

Publicidade

Publicidade

Após a morte de Goscinny em 1977, seu companheiro na produção da banda desenhada, Uderzo se recusou por muito tempo a continuar desenhando a saga sem seu amigo. Mas, mudou de ideia, e sozinho, no período de 1980 a 2005, produziu 8 livros.

No ano de 2011, o bastão foi passado a pessoas mais jovens, porém, era supervisionado pelo desenhista. Amigos e fãs recorreram às redes sociais para prestarem sua homenagem ao homem que criou a história que esteve presente em suas infâncias.

As bandas desenhadas, ou como são popularmente conhecida, os desenhos de quadrinhos, marcaram presença na vida de milhões de pessoas pelo mundo inteiro. A saga Asterix teve 370 milhões de exemplares vendidos em vários países, além de ser traduzida para 111 idiomas e dialetos.

A última obra, A filha de Vercingétorix, dirigida por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, teve seu lançamento em 2019 e celebrou o 60º aniversário da primeira edição.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por RAFAEL F

Rafael Ferreira é um escritor apaixonado pelo que faz. O que começou como um hobbie, hoje virou profissão, com seu ingresso na faculdade de Jornalismo. Busca sempre manter seus leitores por dentro dos assuntos da atualidade, seja no Brasil ou no mundo. É responsável por levar entretenimento e cultura com a qualidade que é devida de um redator da i7 Network. Sinta-se a vontade para entrar em contato pelo Instagram @rafaelferreiraa7.