in

Rebelião de presos por causa do coronavírus foge de controle e mortes são confirmadas

Fernando Lemos/Agência O Globo

O temor por causa da pandemia pelo novo coronavírus levou os presos encarcerados na Colômbia a promoverem uma série de retaliações contra o governo, exigindo condições sanitárias adequadas para o enfrentamento do contágio. A imprensa local avalia a ocorrência de diversos feridos, além de mortos em meio aos motins que acabaram fugindo do controle. Até o momento, as autoridades não divulgaram os números oficiais.

Publicidade

Segundo Comitê de Solidariedade, ativistas de direitos humanos, funcionários do Inpec Colombia e o instituto nacional penitenciário do país, informaram que ocorreram ao menos 20 mortes durante as rebeliões. As autoridades do país estão sendo cobradas pela ausência de dados concretos sobre o ocorrido. 

O jornal local El Espectador classificou as ocorrências deste sábado como uma “noite de terror”. A publicação afirma que as rebeliões ocorreram em diversos presídios ao longo do território Colombiano, e avalia ao menos 50 presos que sofreram ferimentos por conta da confusão. A Defensoria solicitou ao governo do país que seja decretada uma situação de emergência carcerária. 

Publicidade

 

Publicidade

Fernando Carrillo, procurador-geral, publicou em suas redes sociais pedindo que medidas extraordinárias sejam tomadas com relação à população carcerária do país, incluindo a soltura e a promulgação de regimes temporários para os encarcerados acima da faixa dos 60 anos, os quais estão no grupo de risco da Covid-19.

O Ministério da Segurança e da Justiça da Colômbia está sendo cobrado pela falta de transparência na apuração das vítimas dos motins. Pelas redes sociais, o órgão informou para a população que estão sendo feitas reuniões para a tomada de medidas diante das rebeliões que ocorreram no país.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com