in

Mortes e imprevistos pelo coronavírus atingem a Globo; ações emergenciais inéditas são tomadas

Globo/Divulgação

Por causa da pandemia internacional vivida pelo novo coronavírus, a Globo tomou uma medida austera fazendo algo que jamais havia pensado: tirar suas novelas do ar, o grande produto vendido pela emissora em sua grade de horários. Na próxima segunda-feira (23), a trama das nove – Amor de Mãe – será tirada do ar e substituída por reprises. Da mesma forma, as demais tramas da casa serão suspensas até o próximo dia 30 – Éramos Seis acaba e Salve-se quem Puder também para. Todas serão substituídas por reprises.

Publicidade

A situação mostra que a pandemia pelo novo coronavírus é algo jamais visto na história do país. Desde sua existência, a emissora nunca tirou nenhuma novela do ar – pelo menos de maneira voluntária – embora o mundo já tenha enfrentado outras muitas crises durante este período.

Um fato semelhante aconteceu em 1975, no auge do Regime Militar, quando o governo obrigou que a emissora não exibisse a trama Roque Santeiro, produção de Dias Gomes, poucos dias antes de sua estreia. Para preencher a lacuna deixada na grade de programação, foi exibida aos telespectadores a reprise de Selva de Pedra, de Janete Clair.

Publicidade

Mas desta vez a decisão foi totalmente diferente, pois ocorreu de forma voluntária, e paralisou novelas que já estavam em andamento, abrangendo todos os folhetins da casa. A atitude da emissora vem sendo bastante elogiada no combate ao novo coronavírus, sendo a primeira do país a tomar medidas preventivas contra a pandemia.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Além da proibição de auditório em seus programas, funcionários estão sendo dispensados para casa, sobretudo os que se encontram no classificado grupo de risco, os acima de 60 anos e com problemas imunológicos. Ana Maria Braga, por exemplo, que enfrenta tratamentos oncológicos, teve o Mais Você tirado do ar.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com