in

Fake News: Idosos flagrados na rua não terão aposentadoria bloqueada por causa do coronavírus

Divulgação/A Gazeta

Com o dever de informar, o 1News averiguou a veracidade de uma informação que circula de maneira viral pelas redes sociais e pelos grupos de WhatsApp. O comunicado diz que cidadãos acima de 60 anos que foram flagrados circulando pelas ruas terão a aposentadoria suspensa pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), como medida protetiva contra a pandemia pelo coronavírus no país. Ainda de acordo com o boato, a punição valeria a partir desta sexta-feira (20).

Publicidade

A referida mensagem é falsa, sendo mais uma das fake news que rondam a internet nestes tempos de coronavírus, servindo apenas para aumentar o sentimento de pânico da população. Por conta disso, vale pedir ao leitor que ao receber este boato, o mesmo não seja compartilhado a fim de impedir a proliferação desta desinformação. O alerta também é importante para os amigos e familiares.

Tamanha repercussão da fake news, o Ministério da Economia e o INSS se pronunciaram publicamente desmentindo o boato. Embora seja muito importante que os idosos permaneçam dentro de casa como medida protetiva ao coronavírus, sobretudo por estarem no grupo de maior risco da Covid-19, não há qualquer determinação legal que os proíba de sair de casa.

Publicidade

Ainda de acordo com o texto, os descendentes dos idosos que fossem flagrados transitando nas ruas teriam que pagar uma multa de um salário mínimo. A determinação teria sido imposta a partir de uma Medida Provisória.

Publicidade

“De acordo com a Medida Provisória N° 922/de 18 de março de 2020, o cidadão acima de 60 anos que estiver na rua a partir do dia 20/03/2020, terá sua aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. Filhos e netos acima de 18 anos serão responsabilizados com multa de R$1.045,00 (Mil e quarenta e cinco reais)”, diz o falso comunicado, desmentido pelas autoridades responsáveis por este setor.

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com