in

Forte terremoto atinge a Europa em meio ao coronavírus; muitos danos são confirmados

Montagem: Henrique Furtado (Divulgação | MapQuest/InMeteo)

Enquanto a Europa sofre vários reflexos decorrentes da contaminação pelo novo coronavírus, na madrugada deste sábado (21) o chão tremeu na cidade de Parga, noroeste da Grécia. De acordo com o Observatório Geodinâmico de Atenas, os tremores atingiram magnitude de 5,6 graus na Escala Richter, considerados de forte intensidade. Até o momento, as autoridades locais não confirmaram mortos. Apesar disso, os danos materiais foram numerosos, conforme declarou Nikolaos Zaharias, o prefeito do município.

Publicidade

“Não há vítimas por enquanto”, ressaltou o governante em entrevista via telefone à agência de notícias AFP. Por sorte, o epicentro ocorreu a 11 quilômetros de Parga, o que evitou danos ainda mais catastróficos do que os verificados. Com relação a capital Atenas, foram 316 quilômetros de distância, conforme avaliou o Observatório nacional.

A parte da população mais atingida foi no povoado de Kanalaki. Cerca de 2.500 pessoas residem na localidade, cuja arquitetura urbanística é bem antiga, e muitos dos imóveis não suportaram a força dos tremores. “Casas antigas abandonadas desabaram e outras sofreram importantes danos”, disse Zaharias, explicando que o terremoto foi sentido em toda a região.

Publicidade

Por conta do terremoto, houveram vários deslizamentos de terras que acabaram por bloquear estradas que contornam a região. Nestas ocorrências, as autoridades também não chegaram a avaliar a existência de vítimas.

Publicidade

A Grécia vive em uma área de falhas tectônicas e sofre frequentemente problemas naturais oriundos de tremores de terra, mas geralmente sem vítimas fatais. O último que contou com vítimas fatais aconteceu no ano de 2017, na ilha de Kos, no Mar Egeu, matando duas pessoas. Em 1999 um tremor de 5,9 graus na capital Atenas matou 143 pessoas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com