in

Morre cientista brasileiro ganhador do Prêmio Nobel, vítima do coronavírus

Foto: Jakub Orzechowski/Agência Gazeta/via Reuters

Morreu na última quarta-feira (18) o engenheiro químico brasileiro Sérgio Trindade. Ele morava em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e foi contaminado pelo novo coronavírus. As causas da morte foram apontadas como decorrentes de complicações causadas pela Covid-19, conforme noticiado pela Agência Fapesp.

Publicidade

Em 2007, Sérgio Trindade fazia parte do grupo vencedor do Prêmio Nobel da Paz. Os trabalhos foram desenvolvidos entorno do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Trindade trabalhava como consultor em negócios sustentáveis, além de ser um dos membros do Scope, sigla em inglês para o Comitê Científico para Problemas do Ambiente. A agência intergovernamental está diretamente ligada à Unesco.

Publicidade

O estado de Nova Iorque vem sendo um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com os dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (20) pelos levantamentos da Universidade Johns Hopkins, os números chegaram a 5.715, com 38 vítimas fatais por complicações vindas da Covid-19, incluindo Sérgio Trindade.

Publicidade

Diante do grande risco enfrentado pela população, o governador do estado de Nova Iorque Andrew Cuomo tomou uma série de medidas com o objetivo de evitar uma proliferação ainda maior do agente infeccioso. As aglomerações, fortes disseminadoras do vírus, estão proibidas por tempo indeterminado. Além disso, todos os funcionários que trabalham em setores considerados não-fundamentais para a economia do país devem ser mantidos em quarentena dentro de suas casas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com