in

O Orkut voltou! Fãs celebram o retorno, mas não é bem como muitos esperavam; entenda

Reprodução/Google Play

Embora tenha encerrado suas atividades em 2014, o extinto Orkut ainda carrega consigo uma legião de fãs que guardam com saudade e nostalgia os tempos da rede social, uma das pioneiras no universo até então pouco desbravado da internet. Em meio a pedidos e clamores pelo seu retorno, uma notícia despertou atenção em muita gente, acreditando que pudesse se tratar de uma ressurreição da plataforma.

Publicidade

Na manhã do último sábado (7), um misterioso aplicativo que carregava a logomarca e o nome Orkut ficou disponível para download nas lojas dos principais sistemas operacionais, como a Google Play. A informação se disseminou com rapidez pela web, e em poucas horas mais de dez mil pessoas já haviam baixado.

Para a tristeza de muitos, logo ao abrir o aplicativo, surgia um breve esclarecimento. A plataforma em questão não tinha qualquer vínculo com o Google, seu então prioritário, tampouco as mesmas funcionalidades, sendo mero mal entendido. Na sequência, uma série de memes começaram a surgir nas demais redes sociais, ironizando a situação.

Publicidade

“Orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014”, foi a mensagem deixada pelos desenvolvedores.

Publicidade

A ideia é recriar a antiga rede social do zero. Sem vínculo com o Google, não será possível restabelecer os antigos dados. Fãs nostálgicos demonstraram satisfação em ter contato novamente com o layout, mas ainda não se sabe por quanto tempo a plataforma ficará no ar, sobretudo por questões de direitos do uso da marca.

Publicidade
Publicidade
Destaque: Mulher quase é presa por emagrecer demais! Confira
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com