in

Está é a vitamina que você deve consumir para se proteger do câncer de mama

Divulgação/vivacomsaude

O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. A enfermidade é grave, mas se o diagnóstico for feito precocemente, as chances de cura são muito grandes. O problema é tão sério que existe uma campanha especifica para lembrar as mulheres que elas precisam se cuidar.

Publicidade

O mês de outubro foi escolhido para a realização dessa campanha de combate ao câncer de mama. O Outubro Rosa é muito importante, pois orienta os procedimentos que devem ser realizados, entre eles o autoexame. A boa notícia é que as mulheres ganharam um aliado nesta luta, a vitamina D.

A vitamina D é de extrema importância para o funcionamento do corpo. A sua deficiência no organismo pode provocar danos terríveis. A deficiência dela pode elevar em cerca de quatro vezes os riscos de uma pessoa sofrer quedas, fraturas nos ossos, problemas cognitivos (dificuldades de racioncinar), câncer no cólon e sintomas depressivos. Além de doenças cardiovasculares, como o AVC, infarto e trombose.

Publicidade

De acordo com um estudo feito pela UFF – Universidade Federal Fluminense, aproximadamente 60% da população do Brasil tem deficiência desta vitamina. Apesar de ter uma grande incidência de sol por ser um país tropical o dado divulgado é algo preocupante.

Publicidade

Além de todos os benefícios citados, a vitamina D atua protegendo o fluxo de sangue e limpando o organismo de toxinas, inclusive a proteína que está associada a doença de Alzheimer. A Universidade da Califórnia, Estados Unidos, concluiu durante um estudo que baixos índices de vitamina D no sangue podem ter ligação a um risco maior de câncer de mama. Portanto, o ideal é manter os níveis normais no organismo.

Publicidade

A vitamina D pode ser encontrada através de alguns alimentos, entre eles estão a sardinha, o bacalhau, fígado de galinha, manteiga, gema de ovo e bacalhau. Ela também pode ser consumida através de suplemento, para isto basta consultar seu médico ou nutricionista.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.