in

Coisas que seu bebê tem muito medo e você não sabia

Divulgação/bebemamae

Muitas pessoas podem não saber, mas da mesma maneira que as pessoas adultas, os bebês também sentem medo. Na verdade, o medo é um sentimento que faz parte do desenvolvimento e acaba sendo natural surgir em crianças com menos de um aninho de idade.

Publicidade

Um bebezinho de apenas sete ou oito meses pode ficar assustado com pessoas estranhas e até mesmo chorar. Com isso, ele certamente vai recusar ir para o colo dessa pessoa. Neste tipo de situação, fica evidente que esse medo é uma proteção, por isso não sentir medo pode ser algo perigoso.

É por volta dos sete meses de vida que os pequenos começam a sentir medo e pode ocorrer por causa de pessoas desconhecidas ou até mesmo barulhos mais altos como sirenes e trovões, por exemplo. As crianças pequenas são mais sensíveis ao barulho, principalmente aqueles que tem menos de seis meses de vida.

Publicidade

Antes disso, a criança também pode apresentar o medo de ficar longe dos pais. Esse tipo de medo é conhecido como ansiedade de separação. O sentimento é comum a partir de quatro meses e fica bem mais intenso em torno dos nove meses. A boa notícia é que, com um aninho, esse medo acaba. A verdade é que isso é algo normal que ocorre nessa fase de desenvolvimento.

Publicidade

O medo de ficar longe dos pais acontece porque a criança vai entendendo o quanto é dependente de quem cuida dele. Conforme cresce e começa a entender o mundo a sua volta, os pequenos começam a não se sentirem seguros longe da mãe, pai ou cuidador. A criança pode não gostar de alguma situação que seja nova ou até mesmo uma pessoa diferente do seu conhecimento.

Publicidade

O fato é que à medida que vai crescendo pode sentir medo de outras coisas. Na idade de 1 a 2 anos pode começar a sentir medo de pets, medo de insetos, Papai Noel, palhaços, etc. Aos 3, pode desenvolver medo de escuro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.