in

Como saber se estou grávida? Veja cinco sintomas que aparecem antes do diagnóstico

Divulgação/bebemamae

Um dos principais sintomas da gravides é o atraso no ciclo menstrual. Contudo, o que muitas não sabem é que existe outros sinais que o corpo aponta a chegada de um bebê. Na maioria das vezes a mulher nem se dá conta desses alertas transmitidos pelo organismo que indica a formação de um bebezinho.

Publicidade

Os sintomas da nidação, nome dado ao processo de implantação do óvulo fecundado, são muitos semelhantes ao de uma TPM. Por esse motivo, a maior parte das mulheres deixam passar e sequer notam que tem alguma coisa de diferente acontecendo com o corpo. Cólicas, excesso de sono, dor de caba e enjoo não são sintomas específicos da gravidez.

Eles são comuns, porém a mulher também pode ter por algum outro motivo. Veja abaixo alguns sintomas de gravidez que podem ser identificados mesmo antes de um diagnóstico mais concreto.

Publicidade

Cólicas

Assim que a mulher fica grávida o seu organismo começa a produzir um hormônio chamado HCG, também chamado popularmente de hormônio da gravidez. Por esse motivo, ela sente dores semelhantes ao das cólicas. O que diferencia é que nesse tipo de situação as cólicas costumam ter uma intensidade bem mais leve.

Publicidade

Aumento dos seios

Esse é um sintoma praticamente unanime entre as mães, pois o corpo realmente começa a mudar. Eles costumam ficar maiores e com mais sensibilidade. Inclusive, a aréola pode começar a escurecer.

Publicidade

Irritabilidade, sonolência e cansaço

O corpo precisa de um tempo para conseguir se adaptar com a presença de um serzinho se formando no ventre. Sono e cansaço são sintomas clássico entre a maioria das gestantes e com tanta mudança no corpo e oscilação de hormônios é comum a grávida ficar irritada.

Dor de cabeça e enjoo

O corpo começa a trabalhar para duas pessoas, com o aumento da pressão sanguínea, a futura mamãe pode começar a sofrer com dor de cabeça. Os enjoos também são queixas comuns entre as gestantes.

Sangramento

Um pequeno sangramento no início da gestação pode acontecer devido à implantação do óvulo fertilizado no útero. A diferença é que esse tipo de sangramento tem uma coloração mais marrom ou rosada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.