in

Saiba qual a melhor posição para a grávida dormir e entenda o motivo

Divulgação/bebemamae

A gravidez é uma linda jornada de nove meses em que a futura mamãe passa por muitas situações. São várias as dúvidas, os medos, a ansiedade, ou seja, é uma mistura de sentimentos que muitas vezes a própria mulher tem dificuldade de lidar. Afinal de contas, a oscilação hormonal deixa a mulher muito vulnerável emocionalmente nesse período. 

Publicidade

À medida que a gestação vai evoluindo, a futura mamãe começa a ter dificuldades em algumas tarefas em sua rotina. Isso é algo natural, pois o cansaço vai ficando mais evidente. Quando a barriga está mais saliente, a mulher passa por um sério problema que é a dificuldade de dormir. Achar uma posição confortável se torna uma tarefa árdua.

A verdade é que a barriga mais pesada atrapalha mesmo na hora de dormir. Nos últimos meses, dormir com a barriga virada para cima pode se tornar algo bem complicado, pois costuma provocar dificuldade para respirar e, com isso, a mulher vai buscando uma posição melhor e adaptando com o avanço da gestação. Isso quer dizer que ao longo da gravidez a posição mais confortável muda bastante.

Publicidade

Muitas mamães não sabem, mas uma das posições mais benéficas durante a gravidez é virada para o lado esquerdo. A especialista no assunto, a médica Karina Zulli, explicou que essa posição acaba favorecendo melhor o fluxo de retorno das pernas ao coração, pois assim o peso do útero não vai comprimir a veia cava.

Publicidade

Desta maneira, o sangue consegue fluir melhor, levando mais oxigenação para todas as células do corpo. A mulher costuma ter mais sono no primeiro trimestre de gravidez, isso se deve às mudanças hormonais que ocorrem no organismo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.