in

Conheça os tipos de ansiedade que são mais comuns em crianças

Divulgação/revistacrescer

Publicidade

Estima-se que a cada oito crianças, uma sofra com algum tipo de transtorno relacionado a ansiedade. Nem sempre o caso é patológico, em torno de 28% entram nesse tipo de categoria. Quando uma criança começa a mudar o seu comportamento, tem o sono alterado, queixas frequentes de dor de barriga, cabeça, desanimo e irritabilidade pode ser um sinal de que algo não vai bem.

Se a situação acaba se tornando persistente, é necessário pensar se a criança não está ficando ansiosa, orientou a especialista no assunto, Ana Cristina Mageste, psiquiatra infantil da ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria. Veja neste artigo alguns dos tipos de ansiedade que podem acometer crianças e precisam de atenção.

Publicidade

Transtorno generalizado de ansiedade

Nesse tipo de transtorno a criança fica sempre em sobressalto com pensamentos negativos, como ir mal em uma prova ou medo de perder a mãe em um supermercado.

Publicidade

Fobias

Alguns medos são naturais e comuns, isso vai variando conforme a idade da criança. O problema é quando esse tipo de situação se torna problemática e a criança começa a ter uma reação desproporcional que lhe causa terror.

Publicidade

Ansiedade da separação

Vai muito além das lágrimas relacionadas ao processo de adaptação à escolinha ou creche. Nesses casos, o pequeno costuma ter um quadro de ansiedade muito intenso quando não está próximo dos pais ou fora de casa. Atinge geralmente em torno de 4% das crianças entre a idade de 7 a 9 anos.

Ansiedade social

Esse tipo é daquele em que a criança tem medo de conversar com alguma pessoa estranhou ou até mesmo tem pânico de quanto a professora faz algum questionamento em frente aos colegas da sala, pois não gosta de se sentir exposto. Inclusive, existem muitos estudos que relacionam timidez extrema com transtornos de ansiedade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.