in

Quanto mais filhos a mulher tem mais nova ela fica; afirma pesquisa

Divulgação/bebemamae

A maternidade é um momento super especial na vida de uma mulher. Em muitas situações, muitas têm adiado o sonho de ser mãe para depois dos 30 anos. Isso porque tem priorizado os estudos e uma vida financeira estável.

Publicidade

A situação atual é bem diferente de algumas décadas atrás, em que a mulher era completamente dependente do marido no que tange a questão financeira. Nos dias de hoje, a mulher é mais independente e procura ter uma carreira sólida, não precisando depender economicamente de ninguém.

Um estudo, que foi realizado pela Universidade Simon Fraser, no Canadá, descobriu algo interessante. As mulheres que têm mais filhos contam com telômeros mais longos. Para quem não sabe, os telômeros são as pontas de proteção encontrados no final de cada cadeia de DNA. Eles são os indicativos de envelhecimento da célula.

Publicidade

De acordo com a pesquisa, os telômeros mais longos são essenciais para a replicação celular. Por causa disso, eles estão diretamente ligados a questão da longevidade. Os pesquisadores observaram 75 mulheres por 13 anos. “O estrógeno, hormônio muito produzido durante a gestação, funciona como um potente antioxidante que evita que o telômero encurte”, afirmou o pesquisador Pablo Nepomnaschy da Universidade Simon Fraser.

Publicidade

Os estudiosos também acreditam que os benefícios não têm ligação apenas com o hormônio estrogênio. A mulher acaba sofrendo grande influência do ambiente em que vive. As participantes eram da Guatemala. As mulheres moram em uma comunidade em que recebem ajuda de várias pessoas, amigos e parentes auxiliam na árdua tarefa de cuidar das crianças.

Publicidade

Poder contar com um suporte é sempre importante para as mães, principalmente nos primeiros meses de vida da criança.

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.