in

VSR: conheça uma das doenças que mais afetam os bebês e pode ter sérias consequências

Divulgação/bebemamae

Os bebês precisam de muita atenção e cuidado, principalmente nos primeiros meses de vida quando ainda não tem nenhuma proteção. Somente com o passar do tempo e após começarem a tomar as vacinas é que os pequenos vão criando imunidade e fortalecendo o organismo.

Publicidade

Uma das doenças que podem afetar a criança em seus primeiros anos e que é pouco falada é o VRS – Vírus Sincicial Respiratório. A enfermidade que atinge o sistema respiratório é transmitida por meio de um vírus, que geralmente provoca sintomas semelhante aos da gripe, como febre baixa, nariz entupido e tosse seca.

Para a maior parte das pessoas, a doença não causa maiores complicações. No entanto, quando acomete crianças a situação pode se tornar perigosa, e em alguns casos pode até mesmo ser fatal. A verdade é que a VRS é uma das principais causas da bronquiolite (inflamação nos pulmões) e também da pneumonia em crianças que tem menos de um ano de idade.

Publicidade

A transmissão acontece através de gotículas de saliva que são expelidas (espirro ou tosse) por pessoas contaminadas com a doença ou quando acaba tocando alguma superfície na qual estão presentes gotículas do vírus. A melhor forma de prevenção da doença em crianças pequenas é o cuidado dos pais.

Publicidade

Por esse motivo, é importante lavar as mãos antes de carregar uma criança no colo. Quem está com algum sintoma de resfriado ou gripe deve evitar ter contatos com os pequenos, pois eles são mais suscetíveis a pegar doenças.

Publicidade

Os sintomas principais da doença são nariz congestionado, dor de garganta, tosse seca, febre, chiado na respiração, respiração acelerada, curta ou difícil, falta de apetite e irritabilidade. Se a criança apresentar esses sintomas os pais devem procurar ajuda médica. Não existe um tratamento específico, o que o médico faz é tentar aliviar os sintomas. Em casos mais graves, a criança pode ficar internada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.