in

Baixa ingestão de ferro na gravidez pode provocar sérios danos no cérebro do bebê

Divulgação/bebemamae

A gravidez é um momento super especial na vida dos futuros papais, principalmente os de primeira viagem. A verdade é que a chegada de mais um membro na família acaba impactando todas pessoas que fazem parte do círculo familiar, além de amigos próximos que curtem a novidade junto com a nova família que vai se formar.

Publicidade

No entanto, a gravidez precisa ser cercada de cuidados. A gestante precisa fazer o acompanhamento médico regular, o chamado pré-natal que é extremamente importante para o bebê a mamãe. O médico responsável é o GO – Ginecologista Obstetra. É o profissional que vai avaliar como está a saúde da criança e da gestante.

A consulta acontece pelo menos uma vez ao mês e à medida que a gravidez vai evoluindo pode ser necessário ter um espaço de dias menor entre as consultas. O médico solicita exames e avalia como está a evolução da gestação e a saúde do bebê e da mamãe. A grávida precisa fazer uso de alguns suplementos durante o período, entre eles o de ferro.

Publicidade

De acordo com uma pesquisa que foi realizada pela Pediatric Research descobriu a importância do ferro na dieta da futura mamãe. Segundo o estudo, a ingestão de ferro está diretamente ligada a maior complexidade e maturidade do cérebro da criança. Também foi constatado que uma ingestão baixa pode acabar favorecendo a menor complexidade e imaturidade do cérebro do bebê após o nascimento.

Publicidade

O estudo contou com a participação de 40 gestantes adolescentes saudáveis. Pesquisas feitas anteriormente já detectaram que a baixa ingestão de ferro no período gestacional afeta o aprendizado e a memória do bebê em formação. Inclusive, problemas relacionados no desenvolvimento morto também teriam relação com o consumo baixo de ferro.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.