in

Entenda os perigos da má alimentação na gravidez; pode causar má-formação em meninos

Divulgação/revista saúde

No Reino Unido, houve um aumento considerável no número de bebês meninos que nasceram com hipospadia. A condição é uma má-formação que acontece na região íntima do garotinho e que tem como a principal característica o fato da uretra não conseguir chegar até a cabeça da genitália.

Publicidade

O problema tem variadas nuances, pode acometer o menino desde a forma mais leve e a mais grave. O problema faz com que o bebê tenha dificuldades no futuro, podendo levar o menino a ter que urinar sentado e na vida adulta pode chegar a comprometer sua vida íntima. Para tratar a condição é necessária uma intervenção cirúrgica.

Um outro detalhe que chamou a atenção no local foram que os testículos também estavam ficando com problemas, pois não estavam descendo como é comum. Percebendo essa grande elevação nos casos de malformação na região íntima dos garotos, especialistas começaram a estudar para entender o que estava ocorrendo.

Publicidade

Ficou constatado por um dos pesquisadores do local, que uma das hipóteses mais prováveis do problema de má-formação nos bebês é a alimentação inadequada das pessoas, incluindo as gestantes. Entre as mudanças, o grande aumento de consumo de gorduras saturadas e trans seria uma das causas principais.

Publicidade

A gordura tem relação direta com o estrogênio, hormônio feminino, ou seja, o aumento de consumo desse tipo de alimentação impacta direto no aumento do hormônio no organismo. Isso quer dizer que vai significar um risco maior de problemas na região íntima dos bebês meninos. “O aumento do consumo de gorduras tem um grande impacto na produção de hormônios”, explicou um dos pesquisadores, o Dr. Ashby.

Publicidade

As carnes vermelhas, produtos industrializados e comidas congeladas são grandes exemplos de alimento com alta concentração de gorduras saturadas e trans. O fato é que o que ocorreu no Reino Unido serve de alerta para toda população e mostra a importância de ter uma alimentação saudável, principalmente nos casos das gestantes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.