in

Entenda se a dor de cabeça é um sintoma comum da gravidez e saiba como lidar

Divulgação/Bebemamae

A gravidez é um momento muito emocionante na vida de uma mulher, principalmente para as mamães de primeira viagem. Apesar disso, o momento é cercado de muitas dúvidas e medos, comuns nessa fase da vida. A mulher passa por várias mudanças durante o processo gestacional, inclusive, oscilações hormonais.

Publicidade

Por isso, alguns sintomas são característicos durante a gravidez. Muitas mulheres sentem dor de cabeça na gestação, isso acaba sendo algo comum nas futuras mamães. Principalmente, para aquelas que já sofrem com o quadro de enxaqueca. No entanto, a dor de cabeça precisa ser avaliada pelo profissional, pois pode indicar alguma coisa mais séria, como a pré-eclâmpsia.

De acordo com o ginecologista obstetra, Roberto Antônio de Araújo Costa, que também é professor da Universidade Estadual Paulista, é importante ficar atento ao quadro da gestante para identificar as causas do problema. “Com o surgimento ou piora (da frequência ou de intensidade) das dores é preciso identificar os fatores desencadeantes; como estresse, diminuição da acuidade visual, etc”, explicou o especialista.

Publicidade

No entanto, algumas dicas podem ajudar a aliviar o quadro da gestante. Reduzir a intensidade da luz nas telas dos aparelhos eletrônicos, como celular, computador e tablet, por exemplo. É importante que a gestante se alimente de maneira adequada comendo de três em três horas para evitar um possível quadro de hoglicemia.

Publicidade

Compressas de água fria também ajudam bastante. A prática de atividade física é recomendada desde que autorizada pelo médico que faz o acompanhamento do pré-natal. Dormir do lado esquerdo também é uma dica valiosa. Essa posição permite que o sangue circule melhor pelo corpo. Ingerir chá de camomila também é muito bom, pois ajuda no relaxamento e reduz a ansiedade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.