in

Urgente: primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil está sendo investigado em SP

G1 / CB

Uma notícia alarmante que está deixando os brasileiros preocupados foi divulgada na noite desta terça-feira (25). O Ministério da Saúde está investigando o primeiro caso de coronavírus que pode ter chegado ao Brasil e que foi notificado na cidade de São Paulo.

Publicidade

Essa investigação está sendo feita em conjunto com as secretarias estaduais e municipais e agora será enviada para o Instituto Adolf Lutz para uma contraprova, uma vez que como o primeiro resultado deu positivo, será necessária uma segunda análise.

O Hospital Albert Einstein, localizado na Zona Sul de São Paulo, fez o registro desse caso no dia 25 de fevereiro, notificando um homem de 61 anos de idade que fez uma viagem para o norte da Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro. O paciente está com sinais brandos da doença, apresentando tosse, estando internado no hospital.

Publicidade

O Ministério da Saúde emitiu a seguinte nota: “No atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”.

Publicidade

A nota diz ainda que com esses primeiros testes estão em pleno acordo com o Plano de Contingência Nacional, e que agora a amostra foi enviada para o laboratório supra mencionado, uma vez que é uma instituição de referência em todo o país.

Publicidade

O Ministério da Saúde disse ainda que, após esse processo de validação ter sido finalizado, ele será divulgado em tempo oportuno. O órgão pede ainda para que as pessoas fiquem alertas para quaisquer informações que não sejam oriundas das pastas oficiais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .