in

UK: enfermeiros serão treinados para fazer cirurgias e diminuir tempo de espera em hospitais públicos

Mirror

Uma novidade tem dado o que falar nos últimos dias no cenário da saúde. Agora, os enfermeiros de alguns hospitais públicos do Reino Unido (UK) poderão começar a fazer cirurgias em pacientes, função que antes era destinada apenas para médicos especializados.

Publicidade

A nova notícia foi divulgada recentemente e surpreendeu a muitos. Até pouco tempo, as funções dos enfermeiros se limitavam a procedimentos como auxílio ao médico de plantão, curativos, coleta de exames laboratoriais, aplicação de injeções e triagens em unidades de urgência e emergência.

Agora, os profissionais poderão fazer cirurgias de retiradas de tumores benignos, remoção de hérnias e alguns tipos de câncer de pele. Para realizar tais tarefas, os enfermeiros precisaram fazer um curso com duração de pelo menos dois anos para especialização em procedimentos cirúrgicos.

Publicidade

Até o momento, a proposta está sendo lançada apenas em países do Reino Unidos (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e deve ser aplicada em todo o Serviço Nacional de Saúde. Não se sabe se a novidade poderá se ampliar para países como o Brasil, no qual apenas um médico especialista exerce a função de cirurgião.

Publicidade

O professor Michael Griffin, atual presidente do Royal College of Surgeons of Edinburgh, falou a respeito das novas funções para os enfermeiros: “Somos totalmente favoráveis ​​a isso. Muitos procedimentos são muito reproduzíveis, diretos, muito importantes, mas são operações relativamente pequenas que podem ser gerenciadas de forma rápida e eficiente”, disse.

Publicidade
Publicidade
Destaque: Mulher quase é presa por emagrecer demais! Confira
Publicidade
Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.