in

Doença que tirou a vida de Zé do Caixão é bastante comum; fique alerta aos sintomas

G1 / Clínica Médica

Na tarde desta quarta-feira (19) morreu o Zé do Caixão, apelido de José Mojica Marins, famoso cineasta brasileiro que foi um destaque nas produções de terror por todo o país. Ele perdeu a vida vítima de uma broncopneumonia.

Publicidade

Para quem nunca ouviu falar dele, Zé do Caixão ficou conhecido por conta de seu terror trash, iniciando sua carreira no ano de 1950, mas ficando famoso somente 14 anos depois com o filme ‘À meia-noite levarei sua alma’.

Seu famoso personagem estrelou diversas outras produções ao longo dos anos, sendo um sucesso nos cinemas: “Esta noite encarnarei no teu cadáver” (1967), “O estranho mundo de Zé do Caixão” (1968), e “Encarnação do demônio” (2008).

Publicidade

Broncopneumonia

A broncopneumonia é uma doença muito comum: uma infeção pulmonar que pode ser ocasionada por vírus, fungos e até bactérias. Além de afetar os alvéolos do pulmão, ela também afeta os brônquios, que são as maiores vias de entrada do ar pelo pulmão.

Publicidade

Nos adultos a doença pode ser identificada com febre maior do que 38 graus, cansaço e fraqueza muscular, tosse com catarro, dificuldade na respiração e sensação de faltar o ar, calafrios, aceleração dos batimentos cardíacos e lábios ou pontas dos dedos com cor azulada.

Publicidade

Nas crianças e nos bebês os sintomas são comuns, mas com algumas diferenças. Pode ser identificada por febre, catarro, respiração com ruído e rápida, irritabilidade, falta de apetite, cansaço e sonolência ou até dificuldades para dormir.

Para todos os casos o tratamento é repouso, evitar esforços e mudanças de temperatura, beber muito líquido, nebulizações regulares e evitar fumar ou locais com fumaça.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .