in

Lembra dela? Artesã dos ‘3 reais’ quer processar todo mundo que fez memes com ela: ‘até motel’

Globo/Reprodução

A vida da artesã Raquel Motta do Amaral mudaria para sempre desde sua participação no programa É de Casa, transmitido nas manhãs de sábado da Rede Globo. Ela acabou virando meme e estourando nas redes sociais em um vídeo no qual aparece dizendo repetidas vezes a frase “três reais” ao lado da apresentadora Ana Furtado.

Publicidade

Até mesmo o Fantástico, no quadro Isso a Globo Não Mostra, chegou a exibir nacionalmente, no horário nobre de domingo, a brincadeira com a jovem. As coisas acabaram fugindo do controle, e logo Raquel viu a sua imagem sendo explorada comercialmente, e agora luta pelos seus direitos por conta da exposição irregular.

Ela ajuizou ação na Justiça, e até agora já são cem marcas processadas pelo uso indevido de sua imagem. Desde lanchonete a academia, de empresas regionais a multinacionais, a imagem de Raquel foi amplamente utilizada para vender produtos sem que ela tivesse ciência, tampouco assinado qualquer tipo de contrato comercial.

Publicidade

“Comecei e ficar preocupada, aí vi minha imagem em propaganda de motel. Achei bagunça demais”, reclama Raquel em uma entrevista concedida para o portal UOL.

Publicidade

Após a participação na Globo viralizar na internet, ela chegou a fazer alguns comerciais, além de posts pagos no Instagram. Mesmo assim, não esperava que a sua imagem fosse explorada da maneira que foi, e agora pretende receber uma reparação.

Publicidade

Todas as ações, somadas, custarão R$ 8,96 milhões para as empresas processadas. Ele solicita na Justiça a remoção imediata no prazo de 72 horas das propagandas usando sua imagem, sob pena de multa diária fixada em R$ 1 mil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com