in

Governo brasileiro decretará Estado de Emergência pelo surto Coronavírus

UOL / Olhar Digital

O Coronavírus está deixando o mundo todo em estado de alerta desde que começaram as notícias dos primeiros casos na China há algumas semanas. O vírus mortal está levando a óbito centenas de pessoas e tem deixado a população com um verdadeiro pânico.

Publicidade

Por conta desse surto mundial, o governo brasileiro decretará Estado de Emergência, conforme foi informado nesta segunda-feira (3). Quem deu a notícia foi o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

É válido ressaltar, para que os brasileiros não fiquem alarmados, que essa medida acontece mesmo que o Brasil não tenha nenhum caso confirmado da doença. Esse procedimento visa facilitar o repatriamento de brasileiros, que estão isolados na cidade chinesa de Wuhan, que é onde se encontra o epicentro da infecção.

Publicidade

Essa medida permite o governo brasileiro realizar despesas sem a necessidade de fazer licitações, uma vez que o nível de alerta atual é de um perigo iminente para emergência. De acordo com o ministro, essa emergência será decretada por meio de uma portaria expedida pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

“Vamos trazer as pessoas que queiram vir. Em segundo lugar as que estejam em condições de vir e em terceiro, que se garanta a proteção do coletivo com as medidas de saúde necessárias”, disse o ministro.

Publicidade

Assim que essas pessoas chegarem no país, elas passarão por exames de quarentena seguindo os procedimentos internacionais, sob orientação do ministério. Eles devem ficar isolados por no mínimo 18 dias em bases militares que podem ser na cidade de Anápolis, estado de Goiás, ou em Florianópolis (SC).

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .