in

Lula faz críticas sobre posicionamento do Brasil e recebe resposta de Bolsonaro; confira

Jornal da Cidade Online

No último dia 08, o presidente Jair Messias Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo do pronunciamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falando sobre a tensão no Oriente Médio.

Publicidade

Em seguida, quando comentou sobre o pronunciamento, Bolsonaro saiu em defesa da posição firme do Brasil diante do conflito entre EUA e Irã.

O presidente afirmou que o governo não pode se omitir diante dos acontecimentos, e que temos que seguir as nossas leis, seguindo a Constituição Federal que prevê nas relações internacionais do Brasil o combate ao terrorismo.

Publicidade

Bolsonaro também fez diversas críticas ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que quando estava na presidência saiu em defesa do Irã sobre dar seguimento ao programa de enriquecimento de urânio.

Publicidade

Na sequência, Lula se manifestou e disse que jamais defendeu essa posição citada pelo atual presidente. O Instituto Lula disse que Bolsonaro mentiu quando disse que Lula esteve no Irã, e defendeu que o país pudesse enriquecer urânio superior a 20%.

Publicidade

No dia 9, o presidente voltou a falar sobre o assunto e atacou o ex-presidente petista. Bolsonaro usou um recorte do Jornal O Globo, que trouxe uma matéria sobre o assunto na época. A reportagem dizia que Lula defende a democracia e o direito do Irã a desenvolver energia nuclear, além disso trouxe também o artigo 4° da Constituição, no qual diz que O Brasil defende a paz e repudia o terrorismo. Escreveu ainda que “o povo que esquece do seu passado está condenado a perder a sua liberdade.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade