in

6 mitos alimentares que você precisa conhecer antes da próxima refeição

Reprodução/Altamente Calórico

Para alguns, comer é um dos maiores prazeres da vida, sendo a gastronomia considerada uma arte em praticamente todo o mundo. Porém, por diversas vezes, nos prendemos a alguns medos devido à propagação dos mais variados mitos alimentares.

Publicidade

Esses mitos envolvem dúvidas como, por exemplo, se a cerveja, uma das bebidas mais consumidas no país, engorda ou não? Além dessa dúvida, existem outras a respeito de emagrecimento, e até mesmo questionamentos sobre o risco de consumir produtos embutidos.

Publicidade

Abaixo, você encontrará a resposta para seis destes mitos.

Publicidade

Cerveja engorda?

Publicidade

Sim, a cerveja engorda. Porém, a culpa da cerveja é mínima frente aos fatos apresentados em uma pesquisa voltada ao assunto. De acordo com os dados colhidos, a cerveja não é a culpada pelo aumento excessivo do peso. Em tese, a cerveja aumenta a fome e, com isso, os famosos ‘tira-gostos’ é quem são os verdadeiros vilões no aumento do peso.

Afinal, o pão é um alimento saudável ou não?

Se o pão é um alimento saudável ou não, depende dos ingredientes usados em sua fabricação e dos acompanhamentos ao consumi-lo. Existem diversos tipos de pães e, se consumidos corretamente podem auxiliar na resistência a insulina. Neste caso, os pães integrais são os mais recomendados.

Carne vermelha faz mal?

Embora existam relatos de que a carne vermelha possa estar ligada à uma maior propensão de se adquirir cancêr, a verdade é que não há estudos que possam comprovar tal afirmativa com dados. Porém, olhando de outro ângulo, a carne possui diversos nutrientes essênciais à saúde. Sendo assim, se consumida sem exageros, ela certamente não fará mal.

Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer?

Existe um mito de que comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer, porém, não há fatos que comprovem essa afirmação. O que se sabe sobre isso é que comer de menos em menos tempo ajuda a manter a pessoa saciada, o que acaba diminuindo um possível apetite ‘desenfreado’ e exageros durante as refeições. Entretanto, ainda assim, uma dieta como essa leva em conta vários fatores como, por exemplo, os hábitos alimentares e se a passoa pratica esportes.

Alimentos embutidos causam cancêr?

De acordo com um documento divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário de 50g de embutidos pode ser fatal, visto que pode aumentar a chance de se desenvolver cancêr colorretal em 18%. O risco é aumentado devido ao fato de que os compostos desses alimentos, quando se encontram em processo de digestão, podem formar substâncias cancerígenas.

Café da manhã previne o sobrepeso?

Mais um mito sem conclusão clara, uma vez que não há estudos suficientes para a comprovação da ideia. A revista American Journal of Clinical Nutrition publicou o resultado de um estudo realizado em 2014, e disse: “consumir café da manhã não garante um melhor resultado na perda de peso”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Dayrell

Sócio-fundador do i7 Network. Tenho a profissão de jornalismo como uma paixão e estou sempre em busca de constantes melhorias nos conteúdos que escrevo, estando eles, principalmente, entretenimento, esportes e curiosidades. Meu contato: mdayrell07@gmail.com