in

Veja 3 dicas para ajudar a proteger os bebês do barulho dos fogos de artifício

Divulgação/bebemamae

O fim de ano é cheio de festividades e com elas os tradicionais fogos de artificio. Para as mamães com bebês em casa o momento é cheio de preocupação.

Publicidade

Apesar de ser algo lindo, os fogos de artificio fazem barulhos que podem prejudicar as crianças e os bebês. Isso porque os pequenos são bem mais sensíveis aos ruídos, principalmente os que têm menos de seis meses de vida.

Além dos pequenos se assustarem com o barulho, existe riscos reais para o ouvido das crianças. . “O barulho dos fogos em si não causa mal desde que esteja a uma distância segura do ponto de origem e que o tempo de exposição não seja prolongado. A recomendação é que a exposição ao som alto não ultrapasse 85 dB por 8 horas diárias, e o barulho de fogos de artifício pode atingir 120 dB. Dependendo do caso, podendo levar a perda auditiva”, explicou a pediatra Flavia Oliveira.

Publicidade

Por esse motivo, as pessoas que tem crianças com menos de um ano e meio de idade tem que ter mais atenção. Esse artigo vai mostrar algumas dicas para ajudar a proteger os pequenos desse barulho que pode ser muito incomodo.

Publicidade

Ficar longe

O principal cuidado que os pais devem ter é manter os pequenos distantes de barulho. Por isso, deixe as crianças o mais longe possível no momento em que os fogos disparam. Os pais devem ficar com os pequenos em locais mais tranquilos durante a virada. Dependendo da situação, o barulho intenso pode causar problemas na audição.

Publicidade

Proteger os ouvidos

Se a criança tiver muita sensibilidade aos ruídos, faça uso de protetores. Existem no mercado, modelos em silicones, porém o ideal é pedir a orientação de um profissional da área antes de usar.

Procure manter a calma

Na maior parte das vezes os bebês estão dormindo na passagem do ano e dependendo nem se assustam com os barulhos dos fogos. Contudo, se não for o caos, a solução é tentar manter os pequenos calmos. Segure o bebê no colo, pois a presença carinhosa dos pais ajuda bastante neste momento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.