in

Saiba qual é a posição mais segura para o bebê recém-nascido dormir

Divulgação/bebemamae

Ter um bebê é sempre uma grande emoção para a família e amigos. A chegada de mais um membro na família traz muitas alegrias, porém também muitas dúvidas assolam a mente dos pais, principalmente para aqueles de primeira viagem.  

Publicidade

Uma grande dúvida dos pais é a posição correta na hora de colocar a criança para dormir. As recomendações profissionais sobre a melhor maneira já mudou bastante ao longo do tempo. Por isso, o assunto é sempre carregado de dúvidas. Atualmente, a posição mais indicada para colocar o bebê para dormir é com a barriguinha para cima.

O especialista Adauto Dutra, pediatra e membro do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria explicou o motivo. “Esta posição reduz em 70% a ocorrência da chamada Síndrome da Morte Súbita. Porém, não há um consenso sobre essa questão entre os médicos”.

Publicidade

O médico ainda explicou que colocar o bebê de bruços ou de lado aumenta os riscos de sufocamento e Morte Súbita. Segundo o especialista, nesta posição os pequenos acabam respirando o mesmo ar que expiram, ou seja, eles estão respirando um ar que é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Isso provoca um quadro de asfixia ocasionando o óbito, alerta o pediatra.

Publicidade

Um cuidado importante que deve ser observado é em relação aos braços da criança que precisam estar sempre soltos, pois assim eles conseguem movimentar os ombros. Caso ele regurgite leite, a criança naturalmente fará o movimento de virar a cabeça, desde que os bracinhos não estejam presos.

Publicidade

No entanto, o profissional orienta que se o bebê sofrer de refluxo gatroesofágico, o ideal é conversar com o pediatra para que ele instrua os pais a lidar com a situação da melhora maneira.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.