in

8 hábitos que podem deteriorar a saúde dos rins e a maioria das pessoas ignora

Divulgação/curapelanatureza

Ter uma boa saúde é uma preocupação da maioria das pessoas. No entanto, muitos ignoram alguns sinais que o organismo demonstra quando não está tudo seguindo bem. Um órgão muito importante no corpo são os rins, pois através da urina o organismo elimina toxinas que são provenientes de medicamentos, alimentos e até mesmo da poluição do ar.

Publicidade

Esse órgão tão importante também ajuda a liberar alguns hormônios, auxilia no controle da pressão sanguínea e no equilíbrio dos níveis de eletrólitos. Contudo, sua função pode acabar sendo comprometida por causa de algumas doenças.

Esse artigo vai elencar alguns hábitos que acabam prejudicando esse órgão do corpo tão importante. Se você pratica frequentemente alguns deles é melhor tentar mudar para evitar problemas de saúde no futuro.

Publicidade

Ingerir pouca água

Muitas pessoas não bebem a quantidade correta deste líquido tão precioso. No entanto, para que os rins funcionem de maneira adequada é importante ingerir água suficiente para manter o organismo hidratado colaborando para o bom funcionamento. O pouco consumo de água pode favorecer o surgimento de pedras nos rins e até mesmo infecção urinária.

Publicidade

Retenção da urina

Muita gente acaba evitando ir ao banheiro todas as vezes necessárias. Pode não parecer importante, mas é algo que pode comprometer a saúde do órgão. Esse hábito pode elevar o nível de inflamação contribuindo para o surgimento de doença renal.

Publicidade

Ingestão de sódio

O sal é muito importante na preparação dos alimentos, porém ele não está presente somente na preparação costumeira das refeições. Na verdade, o sódio está presente em vários alimentos da indústria. Quando é consumido de forma excessiva acaba se acumulando no corpo aumentando a retenção de líquidos. Isso pode provocar problemas renais.

Ingestão de proteína em excesso

A proteína tem uma função essencial no corpo, pois ajuda na formação da massa muscular. Porém, apesar de ser importante o consumo exagerado de origem animal pode dificultar o trabalho dos rins. Com isso provocar doenças crônicas no órgão.

Fumar

Esse hábito provoca graves danos à saúde e os praticantes estão cientes dos riscos. As substancias tóxicas presentes no cigarro percorrem toda corrente sanguínea afetando órgãos importantes como rins, pulmões e até coração.

Uso de medicação sem receita médica

O uso de medicamentos sem prescrição médica pode parecer inofensivo, mas esconde efeitos colaterais que podem causar danos ao organismo, principalmente aos rins.

Sedentarismo

As pessoas que não tem uma atividade física regular tendem a ter um estilo de vida com uma má alimentação. A falta de exercício acaba afetando a circulação do sangue no corpo. Isso provoca no organismo uma dificuldade de eliminar os líquidos.

Se você tem algum desses hábitos é melhor tentar mudar, pois podem trazer sérios danos a saúde.

Publicidade
Publicidade
Publicidade