in

Lançamento abala Netflix: novo concorrente oferece filmes e séries de graça

Olhar Digital

Apesar de não ser tão conhecida aqui no Brasil, a Plex é uma concorrente de peso a Netflix, a empresa incomoda bastante fora de terras tupiniquins, mas caso o novo modelo de exibição de conteúdo chegue, a tendência é que ela passe a incomodar por aqui também.

Publicidade

Isso porque a empresa resolveu criar uma aba em seu site e aplicativo com conteúdos totalmente gratuitos. Para acessar o conteúdo basta a pessoa criar uma conta na plataforma e começar a assistir, sem nenhuma vinculação a cartão de crédito ou outros meios de pagamento.

São no total mais de mil produções entre filmes, séries, desenhos e documentários com acesso gratuito, claro, esse material é mais antigo em relação aos lançamentos que ficarão logicamente para as contas pagas.  

Publicidade

Com isso a Plex deu um passo adiante em um dos dilemas mais frequentes atualmente dentro da Netflix: usar de propagandas publicitárias ou não. Isso porque a Plex terá publicidade para os conteúdos gratuitos, buscando assim um outro meio de levantar dinheiro, a partir da monetização do conteúdo pertencente a sua plataforma, em um sistema idêntico ao usado atualmente pelo Youtube, com a enorme diferença de que a empresa não irá precisar se preocupar tanto com filtros de conteúdo como o Youtube, que é “aberto” para qualquer pessoa. 

Publicidade

Não é a primeira vez que o público terá contato a publicidade no meio de streaming, esse modelo já é realizado a anos no Spotify, porém no meio de filmes e séries será a primeira experiência. Essa novidade ainda não está disponível no Brasil e nenhuma informação em relação a expectativas foi divulgada. 

Publicidade

A decisão da Plex pode representar uma tendência também para a Netflix, que já discute a possibilidade de implementar o sistema de monetização em sua plataforma a alguns meses. Resta saber se essa opção irá criar também na Netflix alguma sessão de conteúdos gratuitos. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Evandro

O mundo do entretenimento é a minha vida.