in

Luto no cinema: morre ator de O Poderoso Chefão e outros filmes de enorme sucesso

Montagem: Henrique Furtado | Reprodução/Cena de Hudson Hawk, o Falcão Está à Solta (1991)

Morreu aos 86 anos o ator de cinema Danny Aiello. Dentre os seus principais papéis estão participações em Faça a Coisa Certa (1989), A Última Batalha de um Jogador (1973) e O Poderoso Chefão: Parte II (1974). De acordo com a família, o falecimento se deu na noite desta quinta-feira (12), nos Estados Unidos.

Publicidade

Danny Aiello estava com a saúde fragilizada. Há pouco tempo, o ator sofreu um mal súbito, e precisou ser internado para receber tratamentos médicos. No hospital, acabou contraindo uma infecção, que piorou o seu estado, fazendo com que ele não pudesse suportar. Momentos antes de sua morte, o ator havia recebido visitas da família em seu leito.

Aclamado no mundo do cinema, recebeu em 1990 indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, ambas pela premiação de Melhor Ator Coadjuvante, por conta de suas atuações no filme Faça a Coisa Certa. O intervalo entre as décadas de 80 e 90 foi o de maior prestígio para Danny Aiello.

Publicidade

Nascido Daniel Louis Aiello Jr. em 20 de junho de 1933, Danny carrega em sua bagagem pelo menos 80 participações em filmes. Ela era o quinto de uma família de imigrantes italianos com 6 filhos, e antes de se tornar ator trabalhou em várias outras profissões, tais como segurança de boate e representante de sindicatos.

Publicidade

Improviso virou cena icônica

Na parte II do filme O Poderoso Chefão, Danny Aiello interpretou o personagem Tony Rosato, que ficou famoso no mundo do cinema por conta de sua icônica frase quando tenta assassinar Frankie Pentageli e diz: “Michael Corleone manda um olá“. Em entrevistas, o ator revelou que a ideia veio de sua própria cabeça, por não haver um texto para a cena em questão, e estar bastante apreensivo. Apesar de achar que seria desaprovado pelos diretores, a fala acabou sendo mantida, e virou um marco.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com