in

Caminhoneiros prometem parar o Brasil com nova greve no dia 16; governo se manifesta

Conversa Afiada

Os brasileiros recordam da greve dos caminhoneiros que parou o Brasil em alguns dias do ano passado. Houve falta de combustível em postos e de alimentos em alguns supermercados.

Publicidade

Desde então, a população fica receosa sempre que uma nova suposta greve é anunciada. Existe um movimento entre caminhoneiros autônomos, aqueles que não estão ligados à nenhuma empresa, de que haverá uma nova greve em todo o Brasil.

Esta paralisação ocorreria no dia 16 de dezembro deste ano, a partir das 6h da manhã. Vídeos com caminhoneiros falando sobre a greve circulam pelas redes sociais. 

Publicidade

A movimentação estaria sendo feita por meio de grupos no aplicativo de troca de mensagens Whatsapp.

Publicidade

Em entrevista ao UOL, Marconi França, uma das lideranças nacionais em prol da greve, explicou o motivo da paralisação. Em sua reinvidicação, ele fez uma crítica ao governo federal.

Publicidade

“As pessoas estão entendendo nossa ideia. Ela [a paralisação] é só para melhorar a vida do trabalhador. Nossas leis vigentes, já aprovadas, não estão sendo respeitadas, inclusive a do piso mínimo [do frete]. Ninguém respeita, ninguém paga, e o governo não faz nada. Nos abandonou”
,
desabafou França.

Entre os sindicatos, a paralisação não é cogitada. A Confederação Nacional dos Transportes Autônomos (CNTA) afirmou que desconhece qualquer movimentação para uma greve.

O governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, afirmou que está monitorando a situação, mas não vê uma articulação tão forte entre os caminhoneiros, de acordo com informações do UOL.

O ministério realiza reuniões bimestrais com os caminhoneiros no Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Cargas, em Brasília.

O resumo de tudo é que pode haver greve, mas a adesão deve ser baixa, nada comparado ao que aconteceu no ano passado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!