in

Notícia sobre João de Deus ser solto após decisão do STF é refutada; entenda o caso

Polícia Civil Goiás

Circula pelas redes sociais a informação de que o médium João de Deus, que atendia pacientes em um centro espírita de Abadiânia, no interior do estado de Goiás, vai deixar a prisão após o recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre prisão em segunda instância.

Publicidade

Mas será mesmo que isso é verdade? Não é. O STF entendeu, em julgamento finalizado na quinta-feira (7), que os condenados só devem ir para atrás das grades, após o trânsito em julgado – ou seja, quando não houver mais recursos.

Foi com base nisso que a defesa do ex-presidente Lula pediu sua soltura e foi atendida. Mas o benefício de Lula não se aplica a João de Deus.

Publicidade

O médium foi condenado por crimes de abuso e teve a prisão preventiva decretada em dezembro do ano passado. A decisão do STF não altera o entendimento sobre prisão preventiva.

Publicidade

Quem foi preso dessa forma, continuará atrás das grades. Esses são os casos do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e do ex-governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral.

Publicidade

A prisão preventiva é decretada pela Justiça quando o suspeito pelos crimes pode atrapalhar as investigações, sumir com provas ou coagir testemunhas. Como João de Deus foi preso preventivamente, ele não corre o risco de deixar a prisão.

O médium foi acusado de ter cometido abusos contra pacientes que passavam pelo centro espírita onde atendia. Foram centenas de denúncias contra ele. Cerca de 330 mulheres depuseram contra o líder religioso.

Até o momento, o julgamento de João de Deus não foi realizado. Curiosamente, sua primeira condenação, na quinta-feira, foi por porte ilegal de armas. A pena foi de quatro anos em regime aberto.

Em relação ao STF, o Supremo negou recurso da defesa de João de deus, em agosto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!