in

Crise no SBT: salários atrasados podem decretar greve geral dos funcionários da emissora de Minas Gerais

Divulgação/Sindsemp MG

Em Minas Gerais, a TV Alterosa é a emissora afiliada ao SBT. A empresa pertence a um conglomerado de comunicação, o Diários Associados, que possui outras empresas, como os jornais Estado de Minas e Aqui, além do Portal UAI, de grande circulação entre os mineiros.

Publicidade

Acontece que uma crise assolou todo o grupo, e os reflexos estão sendo sentidos pelos funcionários de todas as empresas citadas. A situação é tão precária, que até mesmo os salários dos profissionais estão em atraso há semanas, e a situação pode levar a consequências radicais: greves e paralisações começam a ser fomentadas nos bastidores.

Os principais articuladores são os funcionários do setor de jornalismo e da administração do SBT. Em entrevista concedida para o portal Notícias da TV, alguns contratados da TV Alterosa disseram que uma reunião será convocada com os diretores da emissora, onde serão expostas as suas reivindicações.

Publicidade

Para muitos, está sendo impossível trabalhar, pois a falta de pagamento afeta a muitos psicologicamente: “Eu preciso do meu salário, não tenho condições psicológicas para trabalhar“, contou um dos profissionais, que pediu para não ser identificado.

Publicidade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJP-MG) alega que representantes do grupo Diários Associados se comprometeram a efetuar de imediato o pagamento de 20% dos valores salariais pendentes; os 80% restantes ficarão para a semana vindoura, mas ainda sem uma data específica.

Publicidade

Enquanto isso, os funcionários do SBT seguem em situação calamitosa. Além dos salários atrasados, o empregador não paga o abono de um terço das férias e também não está fazendo os depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Planos de saúde e vale-refeições também foram suspensos por falta de pagamento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com