in

Professora dá show de inclusão com materiais para aluno cego e viraliza nas redes sociais

Divulgação: Carapicuiba na rede

Acessibilidade e inclusão são palavras fundamentais na vida das pessoas que são deficientes fisicamente. As pessoas com esse tipo de condição precisam estar incluídas na sociedade e todos os ambientes devem estar preparados para isso. Por isso, existem leis que devem proteger as pessoas com deficiência.

Publicidade

As instituições de ensino devem estar adaptadas para receber os alunos e os professores também precisam ser capacitados para lidar com esses estudantes. No entanto, os educadores costumam esbarrar em muitas situações que dificultam o processo. Contudo, a história da professora de geografia, Fabiana Rocha, gerou grande comoção pela bela atitude.

A educadora tomou uma atitude criativa para poder incluir nas atividades de sua disciplina um aluno deficiente visual. Para que o estudante pudesse acompanhar o conteúdo de maneira prática como os colegas, ela buscou recursos com materiais táteis.

Publicidade

Usando produtos simples como pirâmides de lego, texturas diferenciadas e outros materiais, ela conseguiu criar gráficos para que Nathan acompanhasse as aulas.

Publicidade

A jovem é educadora do Colégio Mario Schenberg, município de Carapicuíba, região metropolitana da cidade de São Paulo. Ela começou a lecionar na turma do jovem há quatro meses e encontrou um grande desafio para ensinar Geografia para o aluno.

Publicidade

“Quem me conhece sabe o quanto amo ser professora e como não consigo conceber a ideia de um aluno ser excluído de alguma maneira das minhas aulas e do processo de ensino e aprendizagem”, disse Fabiana.

Em uma certa ocasião, ela teve a ideia e começou a fazer material completamente tátil para que o estudante participasse efetivamente. Inclusive, a professora revelou que o jovem foi muito bem durante a avaliação. Inclusive, após realizar a avaliação, Nathan ficou emocionado e não conteve as lágrimas e agradeceu a professora por ter feito o material.

Publicidade
Publicidade