in

Especialista afirma que alterações nas unhas podem indicar problemas graves de saúde

Divulgação/noticias ao minuto

A maioria das mulheres é muito vaidosa e se preocupa bastante com a aparência. Manter os cabelos bonitos e as unhas impecáveis são de grande importância. Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de produtos, que auxiliam nos cuidados com o corpo. As unhas podem ser feitas de várias maneiras, seguindo diferentes padrões e cores.

Publicidade

Contudo, diferente do que a maior parte das pessoas pensam, as unhas têm uma função muito importante no corpo. Elas protegem as pontas dos dedos e também indicam quando alguma coisa não está funcionando corretamente no organismo. Por isso, é importante prestar atenção aos sinais que as unhas dão, pois elas podem sinalizar doenças sérias.

“Mudanças na coloração, formato e textura das unhas podem ser sinal de que você não está se alimentando como deveria ou que você está sofrendo de doenças mais sérias”, alerta a especialista Paola Pomerantzeff, completando que as unhas precisam estar sempre fortes, transparentes e lisas.

Publicidade

Unhas quebradiças e com manchas brancas são algumas alterações comuns que costumam ocorrer. Elas podem indicar alguma alergia proveniente de esmalte, sabonete, detergente ou ser sinal de alguma carência nutricional. Também podem significar a falta de alguns nutrientes como ácido fólico, ferro, vitamina B12 ou até mesmo indicar algum tipo de alteração na tireoide.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Segundo a dermatologista, problemas mais sérios também acabam interferindo na aparência das unhas. Entre eles, problemas cardíacos ou que afetam de alguma maneira a circulação sanguínea. Doenças como bronquite e asma podem deixar as unhas com tons arroxeados e também com um formato mais largo e curvado para baixo.

Publicidade

No caso de doenças pulmonares e artrite reumatoide, as unhas têm uma tendência a ter um tom amarelado, ficando com aparência mais grossa, além de crescer com dificuldade. Já unhas com aquelas estrias bancas podem ser indício de alguma patologia renal, explicou a dermatologista.

Por isso, é importante ficar atento às mudanças que ocorrem nas unhas. Qualquer dúvida, o melhor é procurar a ajuda de um profissional. Somente o médico é capaz de dar um diagnóstico correto e indicar o tratamento para cada tipo de situação.

Publicidade