in

Sucesso de audiência, novela O Clone ganhará reprise na TV

Divulgação: TV Globo / Fotomontagem: Fabrício Veloso

A novela O Clone, da TV Globo, foi sucesso de audiência no início dos anos 2000. A trama, escrita por Glória Perez, levantava discussão ética sobre o uso da clonagem em seres humanos e as consequências morais, sociais e judiciais dessa prática – atualmente, a Ciência só conseguiu produzir clones em animais e vegetais.

Publicidade

Porém, na ficção trazida pelo folhetim exibido entre 1º de outubro de 2001 e 15 de junho de 2002, a clonagem não só foi possível como gerou toda uma trama complexa e emocionante, tendo como protagonistas os atores Murilo Benício, Giovanna Antonelli, Juca de Oliveira, Dalton Vigh, Reginaldo Faria, além de grande elenco.

Publicidade

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Agora, O Clone será exibido novamente pelo Canal Viva, na TV fechada. De acordo com a emissora – pertencente ao Grupo Globo -, a novela estreará na programação no dia 9 de dezembro de 2019, em substituição a outro grande sucesso da Globo nos anos 2000 e que está sendo exibido no Viva: O Cravo e a Rosa.

Além disso, há uma especulação de que O Clone também será exibido pela TV Globo no Vale a Pena Ver de Novo em substituição a Por Amor, novela escrita em 1998 por Manoel Carlos e atualmente no ar. A emissora carioca, entretanto, ainda não confirmou essa informação, ficando apenas o suspense e a expectativa por parte dos fãs.

Publicidade

Além da abordagem ética sobre a questão da clonagem, a novela O Clone também trouxe à tona várias problemas sociais e de saúde pública. É o caso da dependência química. Na ficção, a personagem Mel, interpretada por Débora Falabella, ganhou amplo destaque com a dependência destrutiva causava pelo consumo de drogas.

Além disso, Lobato, personagem do ator Osmar Prado, também enfrentava um drama relacionado ao alcoolismo, que o levou ao isolamento social e perda do emprego. A autora Glória Perez recebeu vários prêmios nacionais e internacionais pelas temáticas abordadas na obra.

O Clone  é a quinta telenovela brasileira mais vendida da história para o exterior, sendo exportada para 91 países. E também contribuiu para uma maior divulgação da cultura árabe no Brasil.

Publicidade

Escrito por Fabrício Veloso

Jornalista por formação e muita paixão, radialista, fã de boas histórias e de ótimos 'causos'.
Desde 2004, atuo nesse fascinante e desafiador mundo das notícias e da Comunicação.
Contato: fagvbh@gmail.com