in

Sarampo volta a matar e faz três vítimas em SP: dois bebês e um homem de 42 anos

Getty images

Havia 22 anos que o sarampo não fazia nenhuma vítima no estado de São Paulo. Nos últimos dias, três mortes causadas pela doença foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde e a informação causou preocupação.

Publicidade

O sarampo é uma doença viral que se espalha pelo ar e atinge, principalmente, crianças. Os sintomas costumam aparecer entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus. A melhor forma de evitar a doença é por meio da vacinação.

De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, uma menina de quatro de Barueri, um menino de nove meses da capital e um homem de 42 anos morreram. Os três estavam fora da faixa etária para a qual a vacinação é indicada.

Publicidade

Recentemente, o Ministério da Saúde baixou um protocolo excepcional permitindo que bebês acima de seis meses pudessem ser vacinados contra o sarampo. O procedimento normal é de vacinar aos 12 e 15 meses de vida.

Publicidade

O bebê da capital, que tinha nove meses, não fora vacinada porque contraiu o vírus em julho e o protocolo do Ministério da Saúde foi definido em agosto. Já a bebê de Barueri não poderia ainda ser imunizada por causa da pouca idade.

Publicidade

Pais que vacinaram filhos menores de 1 ano, devem vaciná-los também com 12 e 15 meses, conforme procedimento normal. As vacinas para crianças abaixo de 1 ano são chamadas de “dose zero”.

Os bebês menores de 1 ano são mais suscetíveis ao vírus. De acordo com dados oficiais, 2.457 crianças foram registradas com a doença. Outros 10 mil casos, aproximadamente, estão sendo investigados. A vacinação é fundamental para evitar a doença.

Em relação ao homem de 42 anos, ele havia sido operado para a retirada do baço, estava com o sistema imunológico frágil e não havia tomado a vacina contra o sarampo.

A campanha oficial de vacinação, para pessoas entre 15 e 29 anos, termina neste sábado (31), mas a vacina continuará disponível no sistema gratuito de saúde. Qualquer pessoa, acima dos seis meses, pode ir a um posto de saúde e pedir para ser vacinada.

Publicidade
Destaque: Mulher quase é presa por emagrecer demais! Confira
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!