in

Famoso perfume francês utiliza planta ameaçada da Amazônia

Reprodução /G1 Globo

Muitos produtos da indústria e do comércio mundial utilizam uma quantidade enorme de matérias-primas existentes na Amazônia e na sua vasta riqueza de plantas e animais. Um desses gêneros muito famoso no mundo todo é o perfume francês Chanel Nº 5, o qual usa recursos de uma árvore denominada pau-rosa, e que encontra-se ameaçada de extinção.

Publicidade

Da planta que pode alcançar a altura de até 30 metros, é extraído o óleo chamado de linalol e que é um importante ingrediente na fabricação do renomado perfume francês. O componente, que só existe na Amazônia, foi muito explorado no último século, principalmente na década de 60, quando passou a ser o terceiro produto com maior taxa de exportação do país. A extração indiscriminada, contudo, ocasionou o fato dessa árvore correr o sério risco de desaparecer.

Ainda na década de 60, o interesse enorme pelo linalol aumentou o preço do ingrediente, o que ocasionou o aparecimento de produtos semelhantes, sintéticos. Porém, a perfumaria refinada continuou indo atrás do verdadeiro linalol. 

Publicidade

A ameaça acabou fazendo com que, na década de 90, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) impedisse o corte e extração da referida planta pau-rosa. Algumas empresas obtiveram na Justiça o direito de continuar explorando tal árvore e até os dias atuais perfumistas do mundo todo utilizam a matéria-prima oriunda da Amazônia.

Publicidade

Em virtude dessa planta encontrar-se na lista das espécies ameaçadas de desaparecer, diversas são as tentativas de achar outras opções para se produzir o linalol. Uma das pesquisas revelou que o ingrediente também estaria presente no manjericão, por exemplo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Olinda Farias

Procuro estar sempre ligada em todas as informações, principalmente relacionadas ao mundo esotérico. Além de gostar muito, levo muito a sério tudo que escrevo, seja sobre horóscopo, simpatias, orações e afins. Comigo você sempre estará muito bem informado(a).
.