in

Amazônia deixará de pertencer ao Brasil? Declaração do presidente francês causou polêmica

Socientifica/Montagem-Russel

O presidente Jair Bolsonaro continua trocando farpas com Emmanuel Macron, e nesta segunda-feira (26), o presidente francês deu uma declaração que acabou causando ainda mais polêmica em relação à Amazônia.

Publicidade

É que durante a cúpula do G7, Macron acabou sendo questionado a respeito da possibilidade de definir um status internacional para a Amazônia, então o presidente da França respondeu que considera que sejam tomadas medidas claras e concretas para aqueles que se opõem ao interesse do planeta Terra.

A verdade é que associações, ONGs e atores internacionais, inclusive jurídicos, questionaram em diversos anos se era possível definir um status internacional para a Amazônia“, disse Macron.

Publicidade

O problema todo aconteceu porque o presidente francês usou a palavra ‘statut’, que na verdade tem 2 significados e isso gerou grande confusão na mídia. Vários jornalistas entenderam a declaração de Macron como uma afirmação de que pretendia definir ‘um status internacional para a Amazônia’. Mas outros entenderam que o presidente quis dizer que seria um ‘estatuto internacional para a Amazônia’.

Publicidade

O presidente francês voltou a criticar Bolsonaro e disse que a Amazônia é um tema que continuará aberto no G7 e nesta terça-feira (27), voltará a ser debatido.

Publicidade

Jair Bolsonaro chegou a questionar todo este interesse de Macron em combater as queimadas na Amazônia. O presidente brasileiro questionou se alguém ajuda uma pessoa sem retorno.

Bolsonaro disse que é preciso ter respeito à soberania de qualquer país, mas Macron já avisou que o G7 irá ajudar os países que estão sendo atingidos pelas queimadas na Amazônia e que cerca de R$ 91 milhões deverão ser enviados como uma ajuda emergencial.

O presidente francês ainda quer começar uma ‘iniciativa para a Amazônia’ que será lançada na ONU em setembro para tratar o futuro da região e criar projetos concretos para ajudar as populações locais e também acompanhar o desenvolvimento sustentável e agroecológico.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br