in

Já sentiu dor ao engolir alimentos ou líquidos? Não ignore, pode indicar doença grave

Divulgação/vixx

O corpo sempre dá sintomas de quando alguma coisa não vai bem. Infelizmente, na maioria das vezes as pessoas simplesmente ignoram. Por exemplo, você já sentiu dor na hora de engolir algum tipo de alimento ou mesmo algum líquido? O sintoma é mais comum do que se imagina e provocação uma sensação ruim que incomoda bastante.

Publicidade

Muita gente acredita que o sintoma é algo inofensivo, porém não é bem assim. O sintoma não deve ser ignorado, pois pode ter alguma relação com doenças graves, algumas são potencialmente letais. A disfagia, a dor ao engolir alimentos precisa ter a causa investigada, principalmente se tiver outros sintomas associados.

De acordo com o profissional Leonardo de Mello Del Grande, o sintoma provoca uma sensação ruim, no qual a pessoa parece ter o líquido ou alimento preso na garganta. Se isso acontecer de maneira isolada, não é necessário se preocupar. No entanto, se começar a ocorrer com frequência é importante procurar a ajuda de um médico o mais rápido que for possível.

Publicidade

Segundo o especialista, existem dois tipos de disfagia, a baixa e a alta. A disfagia baixa ocorre no esôfago, quando existe uma irritação ou bloqueio e em alguns casos pose ser necessário intervenção cirúrgica. A disfagia alta acontece na boca ou na garganta e pode ser provocado por problemas neurológicos.

Publicidade

Os sintomas comuns são engasgos, sufocação enquanto come, sensação de alimento preso na garganta ou peito e dificuldade para controlar a saliva na boca. A causa do problema pode variar, em algumas situações podem ser decorrentes de doenças degenerativas, câncer ou até mesmo algum tipo de trauma. Porém, costuma afetar mais pessoas idosas.

Publicidade

A disfagia pode ter relação com doenças neurológicas. De acordo com o especialista, o sistema nervoso é o responsável pela deglutição. “As dificuldades podem ser sentidas ao engolir, já que o ato de mastigar e a movimentação correta da língua na hora de deglutição são alterados pelas doenças neurológicas”, explicou o médico. O AVC – Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo craniano, tumores do sistema nervoso, Doença de Parkinson e Esclerose múltipla, são algumas das doenças que estão relacionadas com a disfagia.

Problemas no esôfago também podem provocar a condição. Algumas enfermidades podem afetar a musculatura do órgão causando o distúrbio. Entre as doenças podemos citar a Síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica, Doença de Chagas e transtornos da motilidade do esôfago.

Publicidade
Publicidade
Publicidade