in

Nasa garante que as queimadas estão mais ligadas ao desmatamento do que à seca

Carl de Souza/AFP

A Nasa divulgou alguns dados coletados informando que este é o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira desde o ano de 2010. De acordo com o texto publicado nesta última sexta-feira (23), é “perceptível o aumento de focos de queimadas grandes, intensas e persistentes ao longo das principais rodovias no centro da Amazônia do Brasil“.

Publicidade

Ainda de acordo com os profissionais envolvidos na pesquisa, as queimadas nas florestas do Brasil estão variando muito de ano para ano e de mês para mês, que sofrem influência direta de mudanças econômicas e também climáticas.

Porém, a Agência Espacial Americana informa ainda que mesmo que o clima contribua bastante para este cenário, atualmente a localização destas queimadas estão mais ligadas ao desmatamento do que à seca nestas regiões.

Publicidade

Se for medir as queimadas na Amazônia brasileira, a agência informa que neste ano os focos de queimadas são muito maiores do que 2010, caminhando ainda para um recorde. Os dados levantados estão sendo comparados com o do Inpe e ambos estão com os mesmos indícios.

Publicidade

Tanto a Nasa quanto o Inpe estão com estimativas iguais para que haja alguma melhoria nesses dados alarmantes. Os dados coletados em 2019 são os mais altos do quem em qualquer período semelhante em qualquer ano e que compreendem a Amazônia do Brasil.

Publicidade

Acima você pode conferir um mapa mostrando os focos de queimadas detectados por satélites e que estão destacados na cor laranja. As cidades são os pontos brancos, os cinzas são o cerrado e as florestas são os pontos na cor preta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .