in

Biólogo descreve queimadas: animais carbonizados e silêncio onde havia pássaros

G1 / Montagem Nado News

O biólogo Izar Aximoff está estudando a recomposição das florestas no estado do Rio de Janeiro depois de uma onda de queimadas. Ele testemunhou áreas cobertas pelo verde se transformarem em poeira preta e o barulho característico de uma floresta cheia de vida deu lugar ao silêncio.

Publicidade

É muito triste ver a floresta totalmente dizimada. Aquele cenário colorido, com flores, sons de animais, pássaros cantando, bichos se movimentando e cheiro de mata dá lugar ao silêncio, a animais carbonizados, a um cheiro de carne queimada, à desolação. Fica tudo preto e você fica sujo com aquele resíduo de carvão“, disse Aximoff depois de ver uma área que estudava ser atingida novamente pelo fogo.

O profissional disse ainda que viu um filhote de jiboia queimado, além de um bicho-preguiça totalmente carbonizado. Ele ressalta que essas perdas têm valores que não tem nem como levantar.

Publicidade

Aximoff disse que a cada nova queimada a diversidade é perdida mais e mais, pois espécies que estavam ameaçadas de extinção não voltam mais. Além disso, algumas áreas da Mata Atlântica não se regeneram sozinhas.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

O biólogo disse que para isso é preciso um esforço e o Brasil tem as melhores pessoas no mundo para fazer um reflorestamento, porém a demanda está muito maior do que a oferta.

Publicidade

Ele finaliza a fala comentando que a prevenção das queimadas é muito mais barata do que tentar salvar uma área, porém não há o planejamento correto por falta de dados: “Você tem uso de aeronaves, equipes, sem contar o risco de morte a que esses profissionais estão expostos“.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .