in

LUTO: morre mulher negra que marcou a história e conquistou Prêmio Nobel

Divulgação Pinterest

Mais uma perda marca o ano de 2019. Nesta segunda-feira (5), Toni Morrison faleceu aos 88 anos e deixou os fãs desolados. Mais conhecida pelo seu feito de primeira mulher negra a conquistar o Prêmio Nobel de Literatura, a escritora estava internada em um hospital no momento da sua morte.

Publicidade

A família de Morrison só se pronunciou nesta terça-feira (6), um dia após o ocorrido. Em nota, disse que a perda foi devido a uma breve doença, não citando qual era.

Toni Morrison começou sua carreira de escritora de romance em 1970, com o lançamento do livro O olho mais azul. Fez muito sucesso e foi indicada a prêmios literários, como o National Book Award, com o seu livro Sula (1973), e também o prêmio Pulitzer, que foi vencedora com seu livro Amada, escrito em 1987.

Publicidade

Amada fez tanto sucesso na época, que teve um filme lançado baseado na história da escritora. Contando a vida de uma ex-escrava, o filme foi lançado em 1939 e contou como atora a atual apresentadora Oprah Winfrey, muito conhecida nos Estados Unidos e no mundo.

Publicidade

A morte de Morrison abalou a todos. Entre eles, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que emitiu um comentário sobre a infeliz perda: “Toni Morrison era um tesouro nacional, boa como contadora de história e cativante pessoalmente do mesmo jeito que em suas páginas”.

Publicidade

A Companhia das Letras, um blog brasileiro, também emitiu suas condolências à escritora, e relembrou uma parte de seu discurso no momento que recebeu o Prêmio Nobel: “Nós morremos. Esse pode ser o significado da vida. Mas nós fazemos linguagem. Essa pode ser a medida de nossas vidas”

Publicidade
Publicidade

Escrito por RAFAEL F

Rafael Ferreira é um escritor apaixonado pelo que faz. O que começou como um hobbie, hoje virou profissão, com seu ingresso na faculdade de Jornalismo. Busca sempre manter seus leitores por dentro dos assuntos da atualidade, seja no Brasil ou no mundo. É responsável por levar entretenimento e cultura com a qualidade que é devida de um redator da i7 Network. Sinta-se a vontade para entrar em contato pelo Instagram @rafaelferreiraa7.