in

Morre Ruth de Souza, aos 98 anos no Rio e mensagens comovem

Reprodução: G1

O mundo da televisão ficou em luto na tarde deste domingo (28). Morreu a veterana atriz Ruth de Souza, aos 98 anos de idade. A artista estava internada no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, que fica em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Publicidade

A atriz é tão querida que ela foi a grande homenageada na escola de samba Adadêmicos de Santa Cruz, durante o desfile da primeira divisão do Rio de Janeiro. Sua última participação na Globo foi em “Se Eu Fechar os Olhos Agora”, da TV Globo.

Ruth de Souza é considerada a primeira atriz negra que fez uma apresentação no Theatro Municipal do rio de Janeiro . Esse ato aconteceu no dia 8 de maio de 1945, na peça O Imperador Jones. Essa peça era uma montagem do Teatro Experimental do Negro.

Publicidade

Já na televisão ela estreu na TV Tupi, teve passagens também na Record, na antiga TV Excelsior. A atriz era contratada da TV Globo desde 1968, quando ela atuou na novela Passo dos ventos. Ao longo da carreira, Ruth de Souza participou de mais de 20 novelas.

Publicidade

Rapidamente os internautas se manifestaram nas rede sociais com mensagens comoventes sobre a atriz e a importância do seu nome dentro da TV e do teatro.

Publicidade

Ruth de Souza, primeira atriz negra que construiu carreira no teatro, cinema e na televisão brasileira, acaba de falecer, aos 98 anos. Dona Ruth foi a primeira atriz brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema. Ela é preciosa. Obrigada por tanto, dona Ruth”, escreveu essa internauta.

Hoje perdemos Ruth de Souza, primeira atriz negra que construiu carreira na televisão brasileira. Obrigada por ter aberto tantas portas. Ficamos com a responsabilidade de manter seu legado sempre vivo”, disse essa outra seguidora.

E o almoço de domingo fica um bocadinho mais triste. Uma das maiores referências negras da dramaturgia brasileira, resolveu encenar nos palcos do plano superior. Que seja recebida com toda honra e graça, Ruth de Souza“, escreve esse seguidor lamentando a perda da atriz.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .