in

Isso é o que acontece quando você não troca os lençóis da cama uma vez por semana

Divulgação/Jornal Ciência

O cuidado com a arrumação da casa é essencial não somente pela limpeza do ambiente, mas também para manter a saúde do corpo. Algumas pessoas têm o hábito de trocar os lençóis da cama uma vez durante a semana. Já outros, demoram um pouco mais, pelo menos 15 dias.

Publicidade

No entanto, muitas pessoas desconhecem o risco de não manter a roupa de cama limpa. De acordo com um microbiologista, a troca dos lençóis deve ser realizada com frequência. Caso contrário, não será somente você que vai estar em sua cama, milhões de fungos e bactérias estarão lhe fazendo companhia.

O microbiologista da Universidade de Nova York, Philip Tierno, falou durante uma entrevista ao Washington Post sobre a necessidade de trocar a roupa de cama toda semana. O que ocorre quando não se segue essa orientação é bem assustadora.

Publicidade

A cama acaba se torando um lugar propicio para a proliferação de visitantes nada desejados, como fungos e bactérias. O resultado destes hóspedes é a maior possibilidade de se contrair doenças. Quando se está dormindo o contato direto com lençóis e travesseiros contaminados, faz com que a pessoa inale esses microorganismos que podem levar o indivíduo a sofrer problemas na garganta e graves constipações.

Publicidade

Por esse motivo é fundamental manter a limpeza da roupa de cama, já que um terço da vida do ser humano é gasto em cima da cama. O especialista ressaltou pontos positivos de se ter um sono tranquilo em uma cama limpa.

Publicidade

Além disso, é preciso considerar que cada pessoa sua enquanto dorme, principalmente em época de calor. O suor acaba propiciando ainda mais a proliferação dos microorganismos. De acordo com uma pesquisa, após um ano e meio de uso, o travesseiro pode ter até 17 tipos de fungos diferentes. Na maioria das vezes são inofensivos, porém caso a pessoa tenha problemas como sinusite ou asma pode ocorrer uma piora no quadro de saúde.

Publicidade
Publicidade
Publicidade