in

Eclipse da Lua poderá ser observado em qualquer lugar do Brasil nesta terça-feira; confira

Socientifica

Na noite desta terça-feira (16), poderá ser observado no céu o fenômeno do eclipse lunar parcial. Esse fenômeno astronômico, se dá quando a Lua é ocultada pela sombra da Terra. Poderá ser observado, dessa vez, em qualquer lugar do território brasileiro.

Publicidade

O fenômeno desta terça-feira, também poderá ser deslumbrado nos continentes da Ásia, Europa, Oceania e América do Sul. No Brasil, esse ano, aconteceu apenas um eclipse lunar total, que ocorreu no dia 21 de janeiro. E acontecerá somente um parcial, que será o desta terça. 

O eclipse lunar virá no dia do aniversário em que o homem pisou na lua, a exatos 50 anos atrás. O evento deve começar por volta das 15h43, atingindo o seu auge às 18h30. Se encerrando por volta de 21h17. A Lua, será coberta, em aproximadamente 65% pela sombra da Terra,

Publicidade

Mesmo que comece a tarde, o fenômeno só poderá ser deslumbrado após a lua “nascer”. Em Florianópolis e São Paulo, a lua aparecerá por volta das 17h31;  Porto Alegre, 17:36; Brasília, 17:51 e na capital mineira, 17:27.

Publicidade

Vale ressaltar, que para a visualização desse evento astronômico não é necessário a utilização de proteções visuais, ao contrário de quando se trata de um eclipse solar.  

Publicidade

Desde o dia 1º de janeiro de 2001,  ocorreram 85 eclipses totais da Lua. Em um lugar específico, a média de visualização do fenômeno cai para 40 a 45. 

Esse evento será o último eclipse lunar do ano. O próximo eclipse solar, acontecerá ainda esse ano, no dia 26 de dezembro. Ano que vem, acontecerá quatro eclipses lunares durante o ano e apenas dois eclipses solares.

Publicidade
Publicidade

Escrito por RAFAEL F

Rafael Ferreira é um escritor apaixonado pelo que faz. O que começou como um hobbie, hoje virou profissão, com seu ingresso na faculdade de Jornalismo. Busca sempre manter seus leitores por dentro dos assuntos da atualidade, seja no Brasil ou no mundo. É responsável por levar entretenimento e cultura com a qualidade que é devida de um redator da i7 Network. Sinta-se a vontade para entrar em contato pelo Instagram @rafaelferreiraa7.